domingo, 18 de julho de 2010

BOLO CREMOSO DE FUBÁ


No liquidificador vão primeiro os secos - 1 xícara e meia de fubá, 2 xícaras de açucar e 2 colheres de sopa de farinha de trigo (cheias). Na sequência, 2 colheres de margarina, 4 xícaras de leite, 3 ovos e 1 pitada de sal. Depos de bater bem é só acrescentar 1 pacote de queijo ralado (100gr), raspas de limão e 1 colher sopa de fermento em pó, misturar bem, colocar em fôrma untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré-aquecido.

O que precisa ser dito sobre esse bolo...

. o recheio cremoso vai ficar bem no meio do bolo e ele deve ficar mais molinho, lembrando mesmo um creme;
. não se assuste com a consistência do bolo quando você bater no liquidificador - ele fica bem líquido mesmo, feito um pudim, e você pode até pensar que aquilo não vai virar bolo nunca, mas vai, believe me;
. esse não é um bolo que cresce horrores... ele fica macio, mas não é daqueles tipos de bolo fofíssimos, que levam clara em neve, óleo e talecousa;
. o pulo do gato dessa receita: o ideal é usar uma forma média (eu usei uma retangular nr. 2) e alta, porque se a fôrma for muito grande e baixa o creme de queijo não se separa legal;
. eu gosto desse bolo assim, cortado em quadradinhos, mas se você quiser usar uma fôrma redonda, tudo bem... só não esqueça que ela não deve ser muito grande;
. o bolo estará pronto quando estiver dourado, mas pode ser que no teste do palito ainda não saia completamente limpo - isso acontece por causa do creminho do meio.

ROSBIFE DE FILE MIGNON

Rosbife (em inglês: roast beef) é um corte de carne bovina (filé mignon, contrafilé ou lagarto) assado no forno, para posteriormente ser fatiado e usado em diferentes pratos.

Na Europa, particularmente na Inglaterra, o rosbife está associado ao prato principal do domingo. Na Austrália o rosbife é o prato tradicional servido no jantar de domingo. No Brasil, também é encontrado na forma de embutido de carne bovina, normalmente é a carne usada na receita do beirute

.Esta técnica de preparo, é perfeita e muito fácil e muda bastante o jeito de se preparar a carne, que no final, fica muito macia e no ponto ideal.

Vamos aos ingredientes:

1 pedaço de filet mignon (eu usei apenas 1/2 kg, mas você pode fazer com o filet inteiro)

4 colheres de azeite

Sal e pimenta

Barbante para amarrar a carne

Modo de fazer:

Amarre a carne com o barbante, dessa forma:

Leve-a para selar numa frigideira/assadeira que possa ser levada ao forno. É importante que o mesmo local em que for selada a carne, seja levado ao forno, porque vamos aproveitar tudo o que grudar nesse local, entenderam?

Eu tenho uma panela que faz esse trabalho, mas se você não tiver, utilize uma assadeira de bolo mesmo. Leve o azeite para esquentar e a carne para selar, até ficar bem passada, assim:

Nesse ponto, leve ao forno bem quente (250 graus) durante 15 minutos. Na metade desse tempo, retire, tempere com sal e pimenta, e retorne ao forno para finalizar.

Assim que terminar esse tempo, embrulhe o filet mignon em papel alumínio e deixe-o descansar por mais 15 minutos. Essa etapa é bastante importante, pois o suco da carne vai voltar para as fibras, deixando-o bem macio e suculento no resultado final.

Após essa etapa, leve o suco que sobrar dentro do papel alumínio para a frigideira. O líquido vai fazer com que tudo que ficou grudado (e que tivemos o cuidado de preservar) seja incorporado ao molho da carne. Esse processo se chama deglacear. Coe o molho obtido e reserve.

Fatie a carne em pedaços de 1 cm, ou se preferir, leve à geladeira e depois fatie em fatias bem finas.

Eu preferi servir bem quentinho, acompanhado do molho da própria carne.