quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Romanesca Belo Horizonte!

Fui almoçar na casa de um querido amigo Jumarino, que sempre se esmera em me apresentar suas criações gastronômicas. Desta vez ele me preparou uma grande surpresa, um legume que eu nunca havia visto antes na minha vida. A lindíssima ROMANESCA uma couve da família dos brócolis. Claro que não deve o nome a Roma mas por certo ao romance que inspira – formas romanescas, eu acho que tem … Mas também “é italiana” !Fui procurar saber mais e descobri que há as variedade de brocolis mais conhecidas ,com flores verdes, roxas, amarelas ou brancas e há outra espécie, o Brocolis Romanesco, com múltiplas inflorescências que podem ser verde-limão, verdes ou roxas, agrupadas em magníficas espirais. As mais antigas são as de cor roxa, cultivadas na Calábria , introduzidas em França por Catharina de Medici (1569) e divulgadas por toda a Europa. Mas as que eu vi, lindíssimas, eram da espécie Brássica Olerácea, verdes-limão.
E o melhor este meu amigo comprou a romanesca em pleno Bairro Jardim América no Projeto ABC! Belo Horizonte sempre me surpreendendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário